segunda-feira, 4 de junho de 2012

Mobilidade Urbana, você tem isso em casa?


A Mobilidade Urbana é um dos grandes desafios deste século, se faz necessário nos termos da boa convivência, da sustentabilidade, ordenando e planejando uma problemática que é visível e cresce de maneira vertiginosa. Se acaso não planejarmos o futuro estaremos entregando uma catástrofe para os nossos filhos e netos.
Embora poucos dão o devido valor a causa, ela não é incluída como uma das principais origens de uma forma de vida desordenada que cresce rapidamente e sendo no meio urbano, razão pela qual, logo falaremos que não teremos lugar para se andar, sendo pedestres.
Pedestres perdem sua calçada, para passar mais um carro, e a qualidade de vida mostra que temos que desfazer de nossas florestas para podermos andar.
Compreendemos que a Mobilidade Urbana é como a capacidade de deslocamento de pessoas e bens no espaço urbano para a realização das atividades cotidianas em tempo considerado ideal, de modo confortável e seguro. E isto, convenhamos, está cada vez mais difícil.
A mobilidade urbana tem grande impacto na economia local e na qualidade de vida das pessoas. Quando problemática, custa caro ao estado e a sociedade, em virtude das perdas que proporciona.

Já existem estudos que conseguem medir em valores o custo com doenças respiratórias e estresse, com perdas de materiais perecíveis ou mesmo com os cuidados necessários para sua conservação, com a queda de produtividade em geral, e principalmente com custos decorrentes dos impactos ambientais causados pelas emissões de CO2 na atmosfera advindo dos veículos que utilizam combustíveis fósseis (petróleo – carvão).
Não encarem esta tarefa fácil, pois não é. Disse que é um dos maiores desafios e que de certo deverá começar agora... Tem cidades que tem jeito, mas tem algumas que irão demorar muito para ter um brio... Se sua cidade pode melhorar as ruas e calçadas façam agora, para que não seja surpreendida no futuro que cada vez anda mais rápido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário